É proibido reproduzir o Caderno do Professor do primeiro bimestre

Segundo comunicação que recebi da Secretaria da Educação, em resposta a um pedido de informação que fiz sobre a disponibilidade dos Cadernos do Professor no formato eletrônico (digitalizado), isso não ocorrerá “por motivos legais e técnicos” (aspas apenas para destaque).

Nem imagino quais seriam os motivos “legais”, mas vou tentar descobrir quais são, visto que pretendo disponibilizar algumas atividades no formato digital para meus alunos e para os colegas professores. Na página de créditos do Caderno do Professor a informação que consta é:

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo autoriza a reprodução do conteúdo do material de sua titularidade pelas demais secretarias de educação do país, desde que mantida a integridade da obra e dos créditos, ressaltando que direitos autorais protegidos* deverão ser diretamente negociados com seus próprios titulares, sob pena de infração aos artigos da Lei n 9.610/98.

* Constituem “direitos autorais protegidos” todas e quaisquer obras de terceiros reproduzidas no material da SEE-SP que não estejam em domínio público nos termos do artigo 41 da Lei de Direitos Autorais.

Uma vez que o Caderno do Professor não informa quais são os direitos autorais protegidos contidos na obra, e nem informa quais são os textos e demais obras em domínio público, fica virtualmente impossível reproduzir e divulgar qualquer coisa desse material, salvo entendimento em contrário.

Quanto aos “problemas técnicos”… Francamente, se até eu que sou um reles professorzinho de Ensino Médio do interior tenho como digitalizar e publicar esse caderno, não vejo como uma secretaria com tantos recursos não possa fazê-lo (em se querendo, é claro).

4 Respostas to “É proibido reproduzir o Caderno do Professor do primeiro bimestre”

  1. Newton Calegari Says:

    Olá,
    Parabéns pelo artigo.
    Você também não tem o Caderno do Professor em arquivo digital?

    Aguardo uma resposta,
    Obrigado
    Newton Calegari

  2. Tatiana Says:

    Boa Noite!

    Gostaria de saber como faço para adquirir o caderno do professor.

    Atenciosamnet,
    Tatiana

  3. profjc Says:

    Tatiane,

    Os Cadernos do Professor nãopodem ser adquiridos e nem disponibilizados de forma digital. Eles são distribuídos aos professores da rede pública do Estado de São Paulo para uso em sala de aula e possuem restrição quando a reproduções. Sorry…

    Abraços,
    JC

  4. Doliris Says:

    Olá
    Realmente uma pena não poder ter acesso aos Cadernos do Professor do Estado de São Paulo, pois no Parana, temos nossos livros didaticos feitos por nos professores e so acessar o site http://www.seed.pr.gov.br e fazer o dowload.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: